Terça-feira, 25 Abril 2017
  • s1
  • s2
  • s3
  • s4
  • s5
  • s6
  • s7
  • s8

PARQUE ESTADUAL DE CANUDOS

parque-canudos_07

Parque Estadual de Canudos (PEC).

 

O Parque Estadual de Canudos (PEC) fica localizado no município de Canudos, na porção nordeste do Estado da Bahia, a cerca de 410 km de Salvador.

Trata-se de uma área de preservação criada em 1997, com 1.321 ha, é um sítio histórico, militar, arqueológico e ecológico. Pode-se conhecer o Vale da Morte (onde militares sepultavam seus mortos), o Vale da Degola (onde chefes expedicionários mandavam cortar pescoços de jagunços), e o Alto do Maio (ou do Maia, ou do Mário), onde morreu o coronel Antônio Moreira César (1850-1897), comandante da terceira expedição. A visitação pode ser feita o ano inteiro, pois chove muito pouco e o calor é intenso.

Vale da Morte. Um dos locais a ser visitado.

Vale da Morte. Um dos locais a ser visitado.

Para visitar o parque é necessária uma autorização, que é obtida no Memorial de Canudos, localizado na cidade do mesmo nome, distante 12 quilômetros. 
O PEC conta com acessos viários e sinalização de pontos e locais de interesse histórico e arqueológico (Alto do Mário, Fazenda Velha, Pedreira do Conselheiro, Vale da Morte, etc).
A vegetação da região é denominada caatinga, caracterizada por espécies com poucas folhas e muitos espinhos, sobretudo, cactáceas e bromeliáceas.

Quando vem a chuva, os leitos secos dos rios ganham repentinamente um grande volume de água. Por vezes, voltam a secar algumas horas depois, deixando apenas poças onde os animais bebem. Assim era o rio Vaza-Barris até a construção do açude Cocorobó..

Trincheira Conselheirista.

Trincheira Conselheirista.

 

 

 No entanto, as precipitações no semi-árido baiano não apresentam regularidade e caem de forma pontual, beneficiando alguns locais e deixando outros em situação bastante difícil. Há cem anos, Antonio Conselheiro e sua gente viveram também as agruras das secas cíclicas que periodicamente assolam a região.

Painéis em vidro com exposição fotográfica de conselheiristas da época.

Painéis em vidro com exposição fotográfica de conselheiristas da época.

Recentemente foi implantada uma nova exposição fotográfica com painéis em vidro de diversos tamanhos, que chegam até 4m de altura, com fotografias de inúmeros e renomados fotógrafos que retrataram a Guerra de Canudos, os seus remanescentes e descendentes de conselheiristas. Além das fotos pode-se encontrar o mapa da região do conflito e gravuras com imagens sertanejas. É válido dizer que, a entrada do Parque foi pavimentada com asfalto ligando a rodovia ao portal de entrada para facilitar a visitação e para maior conforto de todos que desejarem visitar e conhecer o CENÁRIO DA GUERRA DE CANUDOS.

 

Valorização da identidade histórica e cultural de um povo.

Valorização da identidade histórica e cultural de um povo.

 

 


Previous Image
Next Image

COPYRIGHT © - CANUDOSNET.COM - Todos os direitos reservados. Euler Macedo.