Terça-feira, 26 Setembro 2017
  • s1
  • s2
  • s3
  • s4
  • s5
  • s6
  • s7
  • s8

CANUDOS VELHO

canvelho-300x225

Ao visitar Canudos, não deixe de conhecer o povoado de Canudos Velho.  Originalmente chamada de Belo Monte (Alto Alegre), trata-se de uma Aldeia de pescadores que fica bem próxima à área da antiga Canudos.  A região fica situada onde aconteceram as batalhas durante a Guerra de Canudos. Para se ter uma ideia, a diversão das crianças do Alto do Alegre ainda é colecionar balas (de chumbo) pelo chão.

Ali funciona, numa casinha de apenas um cômodo, o Museu Histórico de Canudos, que guarda tudo que foi encontrado nestes últimos anos pelos lugares onde foram travados os combates e no que restou da cidade incendiada. Tem oratórios antigos, facões, punhais, capacetes de soldado, clavinotes, ferro de passar roupa, baú de couro, cartuchos de bala, máquinas de costura, fotos, ferradura de cavalos, além de outras peças, sem catalogação.

Pequeno Museu em canudos Velho.

Pequeno Museu em canudos Velho.

 

Todo o acervo foi reunido por “Seu” Manoel Alves, mais conhecido como Manoel Travessa que, em 1971, chegou ao local e, desde então, se interessou em realizar este trabalho. Ele faz questão de enfatizar que faz isso sem ajuda institucional; ficou tão impressionado com a história da guerra de Canudos que começou a procurar e guardar tudo que se relacionava com o episódio.

Cidade Submersa
Uma das opções em Canudos Velho é conhecer os locais onde aconteceram os combates e, se a água do açude estiver baixa, observar algumas partes da cidade submersa.

Dá para ver as ruínas da igreja de Santo Antônio, do cemitério e o pedestal todo de concreto onde, por algum tempo, foi colocado o canhão apelidado pelos jagunços como “a matadeira”.

Na época das secas é possível observar as ruínas da antiga Canudos.

Na época das secas é possível observar as ruínas da antiga Canudos.

 

Atualmente no local há bares à beira do rio, onde os turistas podem apreciar um delicioso peixe frito e tomar banho.

No Balneário, há chuveiros e piscinas, inclusive para crianças. Também é possível degustar porções de bode assado e peixes fritos.

Há chuveiros para banhistas.

Há chuveiros para banhistas.

 

 

Piscinas são outras opções disponíveis no local.

Piscinas são outras opções disponíveis no local.

 

O Bar é bem estruturado, bebida gelada e atendimento normal. Não aceitam cartões.

O Bar é bem estruturado, bebida gelada e atendimento normal. Não aceitam cartões.

 

peixefrito-300x107

O peixe frito nos dois Bares, vem com acompanhamentos. É o prato preferido dos visitantes e turistas.

Há também o Bar de Dona Madalena, uma pescadora muito famosa e antiga na região de Canudos Velho. Lá são servidos deliciosos peixes de água doce, como por exemplo, tilápias e tucunarés, que podem vim cozinhados e fritos (com acompanhamentos), além de cervejas e cachaças. Tel: (75) 9185-0746.

 

Bar da Madalena. Vale a pena conferir!

Bar da Madalena. Vale a pena conferir!

 


Previous Image
Next Image

COPYRIGHT © - CANUDOSNET.COM - Todos os direitos reservados. Euler Macedo.